CNCCR 
Início | Objectivo | História do Dia da Árvore | Árvores Centenárias | Plantar uma Árvore | Programa Oficial | Bosques

Bosques do Centenário

Notícias

<< voltar

08.12.2010
Município associou-se aos “Bosques do Centenário” e plantou árvores

terra_quente

Esta foi uma iniciativa que surgiu no âmbito das comemorações dos cem anos da República. Em Macedo de Cavaleiros aderiram os alunos de várias escolas bem como funcionários da Câmara Municipal.

Uma iniciativa na qual estavam inicialmente previstas ser plantadas 370 árvores, mas devido às várias entidades que também se quiseram fazer associar a esta iniciativa levou a que esse número ultrapassasse  as 800 árvores autóctones. “Temos os bosques do centenário que patrocinaram com cem árvores, os viveiros de Amarante que nos arranjaram algumas árvores, e outras entidades que também nos arranjaram árvores”, explicou a engenheira da autarquia, Sílvia Marcos, acrescentando que “por isso superou bastante as nossas expectativas no número de árvores que pensávamos arranjar”, sublinhou.

Assim ao longo de uma semana os vários participantes na iniciativa fizeram a plantação de diversas árvores autóctones nas várias freguesias do concelho macedense. Uma iniciativa que pretendeu alertar as consciências para a importância das árvores na conservação do meio ambiente. “Esta actividade surge de uma iniciativa para tentar sensibilizar os alunos e a comunidade local para a plantação de pelo menos uma árvore por pessoa”, explicou a engenheira da Câmara Municipal de Macedo de Cavaleiros.
Segundo a técnica da autarquia a iniciativa revelou-se também importante porque foi uma forma de ensinar aos mais novos quais são as espécies de árvores que pertencem à região de Trás-os-Montes. “Os alunos podem constatar quais são essas espécies de árvores e perceber também como é esta questão da reflorestação como também para a importância da floresta”, salientou Carla Freitas.

Assim entre os dias 22 e 26 de Novembro foram plantadas mais de 800 árvores autóctones pelas várias freguesias do concelho de Macedo de Cavaleiros.
Para os alunos que participaram nesta iniciativa foi uma forma de contribuírem por um futuro melhor. “Temos que dar um futuro mais verde ao nosso país para que um dia respiremos todos um ar mais puro”, referiu uma das alunas presentes.
Desta forma nas freguesias de Podence, Vale de Prados, Vale da Porca, Morais , Olmos e Chacim foram plantadas novas árvores no âmbito deste movimento pelo ambiente. Uma iniciativa que foi apoiada pela autoridade Florestal Nacional, Associação Nacional de Municípios, Quercus e o projecto “Limpar Portugal”.