CNCCR 
Início | Objectivo | História do Dia da Árvore | Árvores Centenárias | Plantar uma Árvore | Programa Oficial | Bosques

Bosques do Centenário

Notícias

<< voltar

24.11.2010

Duzentas novas árvores plantadas em Vila Franca de Xira

Duzentas novas árvores vão ser plantadas em Vila Franca de Xira na próxima quinta, sexta-feira e sábado. O município associa-se assim a duas grandes iniciativas nacionais “Bosques do Centenário” e “Semana da Reflorestação Nacional – Plantar Portugal”.

No âmbito da iniciativa “Bosques do Centenário”, “Dia Mundial da Floresta Autóctone”, já foram plantados 15 pinheiros mansos na zona envolvente à Ribeira da Covina, na Póvoa de Santa Iria.

No mesmo âmbito, nos dias 25 de Novembro, quinta-feira, e no dia 26, sexta-feira, decorrem várias plantações. No dia 25, às 15h00, no Forte da Casa, os alunos da Escola Básica 2,3 do Forte da Casa vão plantar no espaço do estabelecimento de ensino 20 árvores (10 Azinheiras e 10 Medronheiros). Às 15h30, na Póvoa de Santa Iria, é a vez da EBI das Bragadas plantar 10 Azinheiras e 10 Medronheiros.

No dia 26 de Novembro, sexta-feira, às 10h00, vão ser plantadas cinco azinheiras pelos alunos da Escola Básica 1 dos Cotovios, em São João dos Montes. Meia hora depois vão chegar à terra as raízes de cinco azinheiras e cinco medronheiros pela mão dos alunos da EB 1 de Arcena, Alverca do do Ribatejo.

Na EB1 do Bom Sucesso vai plantar-se a mesma quantidade de árvores, às 11h00. A EB1,2,3 António Ataíde, na Castanheira do Ribatejo, recebe vinte árvores às 11h30.

Enquadrada na “Semana da Reflorestação Nacional – Plantar Portugal”, decorre ainda no sábado, dia 27 de Novembro, em Vialonga, na urbanização da Flamenga, entre as 10h00 e as 13h00, a plantação das restantes 100 árvores (freixos, pinheiros mansos, ciprestes, jacarandás, ameixeiras de jardim e tipuanas), esperando-se a participação de toda a população.

A actividade é realizada com o apoio e participação do Instituto dos Pupilos do Exército, que oferece as 100 árvores ao município no âmbito da comemoração do seu centenário e, ainda, com cerca de 30 elementos do Agrupamento 189-Vialonga do Grupo Escoteiros Portugal e 15 elementos do Agrupamento 342-Vialonga do Corpo Nacional de Escutas.

A iniciativa “Bosques do Centenário” integra-se nas comemorações dos 100 Anos da República e do Ano Internacional da Biodiversidade e é uma parceria entre a Câmara Municipal e a Associação Nacional de Municípios Portugueses, a Autoridade Florestal Nacional, a Comissão Nacional para as Comemorações do Centenário da República, a Quercus e o Movimento Cívico Limpar Portugal.

Por seu lado, a “Semana da Reflorestação Nacional – Plantar Portugal” é dinamizada pelo Movimento Plantar Portugal pretendendo-se que esta seja a maior reflorestação realizada no país. O vereador com o pelouro do ambiente na Câmara Municipal de Vila Franca Xira, Fernando Paulo Ferreira, vai acompanhar a iniciativa.