CNCCR 

Bosques do Centenário

Notícias

<< voltar

20.12.2010 | O Sesimbrense
Sesimbra participa no projecto Bosques do Centenário

sesimbra_01

sesimbra_02

A Câmara Municipal de Sesimbra dinamizou a plantação de árvores, por jovens e idosos, na várzea da ribeira de Coina, junto ao Parque da Vila da Quinta do Conde. A iniciativa integrou-se no projecto Bosques do Centenário, a propósito das celebrações dos cem anos República Portuguesa. Aos participantes foram distribuídos postais com a imagem de cada espécie e uma descrição das suas características.

O projecto Os Bosques do Centenário foi organizado pela Associação Nacional de Municípios Portugueses, em parceria com a Comissão Nacional para as Comemorações do Centenário da República, Autoridade Florestal Nacional, Quercus e Movimento Cívico Limpar Portugal, tem também como objectivo comemorar o Dia da Floresta Autóctone e o Ano Internacional da Biodiversidade.

A plantação de árvores foi uma das iniciativas com que os republicanos portugueses, no período imediatamente anterior e posterior à revolução republicana, procuraram dinamizar os cidadãos para o amor à Natureza. Em Sesimbra, em 1914, a Câmara Municipal tomou a iniciativa de colocar nas diversas árvores existentes na vila, pequenos textos alusivos à importância das árvores, tendo também solicitado ao professor oficial da Escola Conde Ferreira, Joaquim Marques Pólvora, que explicasse aos alunos o significado daquela iniciativa.