CNCCR 

Bosques do Centenário

Notícias

<< voltar

Faro: Alunos de escolas básicas plantam 100 árvores no âmbito do Centenário da República

A Câmara de Faro aderiu ao projeto "Bosques do Centenário", organizado no âmbito do centenário da República, no qual 210 alunos da Escola Básica 1 de Vale Carneiros vão plantar 100 árvores na Escola Básica 2, 3 Dr. Neves Júnior.

A iniciativa realiza-se na terça feira de manhã e é "promovida pela Associação Nacional de Municípios Portugueses, Autoridade Florestal Nacional, Comissão para as Comemorações do Centenário da República, Quercus e o Movimento Cívico Limpar Portugal ao qual a Câmara de Faro prontamente se associou", explicou a autarquia, frisando ainda o envolvimento da empresa municipal Fagar.

"Serão plantadas 100 árvores (60 medronheiros, 10 sobreiros e 30 alfarrobeiras), pelos alunos e cada árvore será apadrinhada por duas crianças, que irão acompanhar o crescimento da 'sua' árvore", frisou a câmara de Faro num comunicado.

Além de assinalar o Centenário da República Portuguesa, a iniciativa comemora também o “Ano Internacional da Biodiversidade” e propõe periodicamente aos municípios aderentes "actividades que terão como divisa a sensibilização da sociedade portuguesa para a importância de uma cidadania ativa e da preservação e conservação da natureza".

"A primeira fase do projeto 'Bosques do Centenário' irá decorrer entre os dias 22 e 28 de novembro de 2010, com um especial enfoque no dia 23 (terça feira) por ser o dia da Floresta Autóctone, no âmbito da qual se propõe aos Municípios aderentes que com o envolvimento da população local, designadamente a comunidade escolar, procedam ao plantio, em local a de um pequeno Bosque com 100 árvores/arbustos”, explicou ainda a câmara de Faro.

As árvores são doadas pela Autoridade Florestal Nacional, pela associação ambientalista QUERCUS e pelo Instituto Conservação da Natureza e Biodiversidade.

(Agência Lusa)