CNCCR
Início | Objectivo | História do Dia da Árvore | Árvores Centenárias | Plantar uma Árvore | Programa Oficial | Bosques

Bosques do Centenário

JÁ TEMOS 82 MUNICÍPIOS INSCRITOS E 4 PARTICIPAÇÕES DA SOCIEDADE CIVIL
QUE PLANTARAM 86 BOSQUES E UM TOTAL DE 11970 ÁRVORES distribuídas pelas seguintes espécies:

Número de árvores plantadas por espécie :


Alfarrobeira - 130
Amieiro - 115
Azevinho - 770
Azinheira - 705
Carvalho-alvarinho - 4691
Carvalho-cerquinho - 245
Carvalho-negral - 1035
Cerejeira - 185
Folhado - 20
Freixo - 390
Medronheiro - 1625
Pedamarro - 100
Pilriteiro - 20
Pinheiro-manso - 1274
Sobreiro - 475
Ulmeiro - 180

O projecto Bosques do Centenário insere-se nas Comemorações do Centenário da República e teve como objectivo plantar pequenos bosques de 100 árvores de espécies autóctones em cada um dos municípios de Portugal como forma de assinalar os 100 anos de instauração da República Portuguesa, assinalando esta efeméride com a plantação de “monumentos vivos” em cada um dos 308 municípios portugueses.

A iniciativa de plantar Bosques poderá prosseguir no futuro como um movimento voluntário de cidadania para a criação e manutenção de bosques de floresta autóctone, através de vários tipos de acções, tais como a recolha de sementes, sementeiras e plantações ou a limpeza e manutenção da floresta autóctone.

A plantação dos “Bosques do Centenário” teve lugar durante a semana em que se celebrou o Dia Mundial da Floresta Autóctone, 23 de Novembro.

A Comissão Nacional para as Comemorações do Centenário da República, a Autoridade Florestal Nacional, a Associação Nacional de Municípios Portugueses a Quercus e o Movimento Cívico Limpar Portugal, juntaram-se para fazer da Floresta Autóctone Portuguesa uma grande causa para os próximos 100 anos.

As florestas são um monumento vivo, a melhor memória e a melhor herança que podemos deixar para os próximos cem anos e para as gerações futuras.
Lança a semente deste grande projecto!

bannerbosk405x140

Como participar

Bosques do Centenário dos Concelhios
- Inscrição através da ficha de adesão disponível aqui
- Plantação de um mínimo de 100 árvores, de preferência ficar num local dentro ou perto da sede do concelho
- Instalação de uma placa a assinalar o bosque (layout gráfico poderá ser descarregado brevemente aqui)
- Poderão ser utilizadas as árvores que estarão disponíveis nos viveiros florestais indicados no site

Apadrinhar um Bosque
Qualquer instituição escolar ou instituição ligada a crianças e jovens poderá apadrinhar um Bosque bastando para tal entrar em contacto com o Município da sua localidade.

Bosques do Centenário da Sociedade Civil
São Bosques provenientes de uma iniciativa da sociedade civil, podendo ser na sua origem em pessoas individuais, colectivas, privadas ou públicas. Estas iniciativas podem ter qualquer tipo de localização, devem ter no mínimo de 100 árvores, podendo ser maiores ou aumentadas posteriormente.
Para estas iniciativas não será possível fornecer árvores dos viveiros do projecto, devendo os promotores encontrar outros fornecimentos de árvores ou recolher bolotas e proceder à sementeira conforme as instruções que constam no livro "Da semente se faz a árvore".